Dinheiro esquecido: 12 milhões de pessoas possuem valores nos bancos; veja se você tem saldo
Dados do Banco Central (BC) mostram que mais de 12,4 milhões de pessoas descobriram ter dinheiro esquecido em instituições financeiras após fazer a consulta no Sistema de Valores a Receber (SVR) só nos dois primeiros dias de funcionamento do novo site.
O SVR é um novo sistema do BC que permite a consulta a valores em dinheiro esquecidos em bancos e outras instituições financeiras.
Até as 18h de terça-feira (16), o novo sistema recebeu mais de 66 milhões de acessos. Do total, 12,2 milhões de pessoas físicas e 235,6 mil empresas (pessoas jurídicas) encontraram algum recurso, enquanto 52,3 milhões de CPFs e 1,1 milhão de CNPJs viram o saldo zerado.
O sistema voltou ao ar na segunda-feira (14) em novo endereço, após ter derrubado o site do Banco Central na sua primeira versão por conta do número de acessos. Agora pode ser acessado pelo site valoresareceber.bcb.gov.br.
Como verificar o saldo?
Para consultar a existência de dinheiro esquecido para saque, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site do governo;
- Informe o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), no caso de empresas;
- A página irá informar se há eventuais quantias esquecidas em instituições financeiras e mostrará uma data para consultar os valores e solicitar o saque;
- Na data informada, retorne à página e faça seu login;
- Por fim, consulte o valor e solicite a transferência.
Segundo o BC, os valores esquecidos serão devolvidos a partir de 7 de março, as datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa