100 dias na volta da Páscoa: O governo Lula, melhores FIIs de abril, risco na Light, temporada de balanços e outras notícias
A pausa da Páscoa sempre enche os corações — e barrigas — dos investidores, mas a segunda-feira (10) começa com os olhos voltados para trás, tanto aqui quanto no exterior.
Tanto lá quanto aqui, as negociações estavam suspensas na sexta-feira (07), dia em que foi divulgado o payroll, relatório de empregos mais importante dos Estados Unidos.
Com a volta das negociações, os investidores reagem a esses dados hoje.
O mercado de trabalho cresceu aquém do esperado, a inflação segue alta para os padrões norte-americanos e a reação do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) pode não ser a mais agradável para os operadores do setor financeiro.
A pergunta é: quando o presidente do Fed, Jerome Powell, poderá descansar? A resposta está na ata da mais recente reunião do BC norte-americano, que deve ser divulgada ainda nesta semana.
Por aqui, o presidente Lula completa exatamente 100 dias à frente do Palácio do Planalto nesta segunda-feira.
O chefe da República precisou lidar com uma tentativa de golpe logo nos primeiros dias de mandato, teve de auxiliar na crise do litoral de São Paulo e protagonizou uma disputa com o BC pela taxa de juros.
Tudo isso e ainda precisou convencer o mercado da necessidade de uma nova regra fiscal que substituísse o teto de gastos.
Ao mesmo tempo que os operadores aguardavam ansiosos pela proposta — e “incerteza” não combina com o setor financeiro —, os ataques à política de preços da Petrobras desagradaram muitos investidores.
Assim começa o panorama desta semana. Na agenda dos próximos dias, a temporada de balanços dos Estados Unidos ganha tração apenas na sexta-feira (14).
Números do Citigroup, JP Morgan, Wells Fargo — e o banco que recentemente protagonizou uma crise no setor, o First Republic Bank — estão na lista para divulgar seus balanços.
O destaque local, além do balanço dos 100 primeiros dias de governo, os números da inflação de março são os destaques.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
A ESCOLHA DOS ANALISTAS
Entre calotes e juros altos, fundos de papel são os FIIs mais recomendados para abril. Para driblar os fatores negativos que pressionam o mercado de fundos imobiliários, os analistas preferem ativos com um histórico de bons pagadores e garantias classe A.
TEMPORADA DE RESULTADOS
Calendário de balanços do 1º trimestre de 2023: Indústrias Romi dá a largada na temporada. Confira o calendário completo com os dias de divulgação dos resultados e o horário das teleconferências.
SEM LUZ
Light (LIGT3) no escuro: depois da Fitch, agora a Moody’s rebaixa a classificação da companhia para “risco muito alto”. A agência de classificação de risco tomou a medida após a empresa anunciar que pretende renegociar as condições de sua dívida com credores.
ATENÇÃO, SENHORES PASSAGEIROS
Na Azul (AZUL4), a demanda por voos cresce 8% em março — mas, ainda assim, a taxa de ocupação dos aviões caiu. A empresa aumentou sua presença no aeroporto de Congonhas (SP), o que fez com que a oferta de voos subisse num ritmo elevado.
IR 2023
Como declarar renda fixa e COE no imposto de renda. Títulos de renda fixa – mesmo os isentos! – e Certificados de Operações Estruturadas (COE) são declarados de forma semelhante. Veja como informar o saldo e os rendimentos dessas aplicações financeiras na sua declaração.
AUTOMÓVEIS
Fuja do mico! Não compre um carro usado antes de saber estas 10 dicas. Até mesmo um veículo em bom estado pode “encalhar” sem esses itens essenciais na hora da revenda.
Ótima semana para você!