Economia

1° turno apertado pega mercado de surpresa: Veja o que movimenta a sua segunda-feira

03 out 2022, 8:08 - atualizado em 03 out 2022, 8:08
bolsonaro eleições
As pesquisas eleitorais apontavam para uma diferença de até 10 pontos percentuais entre os candidatos. (Imagem: Bloomberg)

O primeiro turno das eleições foi marcado com algumas surpresas. A começar pelas filas de votação, que demoraram mais do que o normal por causa do cadastramento da digital dos eleitores.

Houve tumulto em seções eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orientou os mesários a distribuírem senha para quem estava na fila até às 17h e ainda não tinha conseguido votar.

Mas a maior surpresa foi a apuração apertada — Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão para segundo turno com 48,4% e 43,2% dos votos.

As pesquisas eleitorais apontavam para uma diferença de até 10 pontos percentuais entre os candidatos. E já no final da campanha eleitoral, algumas indicavam até a vitória do petista com mais de 50% dos votos válidos.

Além disso, Bolsonaro vai para o segundo turno com o ânimo renovado. O seu partido conseguiu eleger oito senadores e terá a maior bancada no Senado em 2023. O atual presidente também segue na corrida com mais governadores aliados eleitos ou que também seguem na disputa.

O mercado, que já precificava uma vitória de Lula — independentemente de qual turno fosse — agora refaz as suas apostas.

Confira outros destaques desta segunda-feira (3):

Economia

Não é só a política que trouxe uma dose de emoção para o final de semana. Na parte econômica, os olhos estão voltados para o Credit Suisse.

Nos últimos dias aumentou a crise de confiança sobre o banco de investimentos. Na última sexta-feira (30), o seu diretor-executivo, Ulrich Körner, afirmou que a empresa vive um “momento crítico”, embora tenha “fortes bases de capital e boa posição de liquidez”.

Acontece que o mercado não pensa igual: o Credit Default Swap [derivativo que indica o risco de crédito] do banco está sendo negociado em seu maior nível desde 2009. Além disso, a probabilidade de inadimplência nos próximos cinco anos é de 21%.

Na semana passada, o Credit Suisse informou que vai apresentar um plano de reestruturação até final do mês.

Confira a agenda de indicadores desta segunda-feira (3):

Horário País Indicador
Dia todo China Feriado
05h Zona do Euro PMI Industrial (setembro)
05h30 Reino Unido PMI Industrial (setembro)
08h25 Brasil Relatório Focus
10h Brasil PMI Industrial (setembro)
10h45 EUA PMI Industrial (setembro)
15h Brasil Balança comercial semanal
20h30 Japão Índice de Preços ao Consumidor

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar