1° de Abril: Gmail comemora 20 anos nesta segunda; veja curiosidades da plataforma
Vagas de emprego na Lua, a disponibilidade de “raspar e cheirar” em seu mecanismo de busca e até mesmo uma caixa de cartas que separa as correspondências por pastas foram algumas das pegadinhas anunciadas pelo Google em 1º de abril.
Contudo, em 2004, o anúncio no “dia da mentira” não era pegadinha. Nesta segunda (1) o Gmail completa 20 anos. Atualmente, o correio eletrônico do Google possui 1,8 bilhões de contas ativas.
Em seu lançamento, o Gmail tinha um grande diferencial de seus concorrentes (Yahoo! e Hotmail, por exemplo), disponibilizando 1 gigabyte de memória – coisa que, na época, se destacava em relação aos outros correios eletrônicos, que armazenavam de 30 a 60 e-mails na caixa de entrada.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Além disso, outro ponto positivo para o correio eletrônico do Google era a velocidade de processamento. O Gmail disparou em frente aos seus concorrentes com a agilidade para responder os comandos do usuário. Não só isso, mas a plataforma que originou a ferramenta “localizar”, que permite a busca de e-mails por palavras-chave.
Expansão do Gmail
Apesar da novidade, o acesso à plataforma não expandiu tão rapidamente. Depois de seu lançamento, apenas mil contas foram criadas e distribuídas para pessoas relevantes do mundo. Isto ocorreu, pois, os data centers do Google não eram tão grandes para concentrar as trocas e promover manutenções do sistema.
Porém, com o passar dos anos o Gmail cresceu gradualmente. Desta forma, a plataforma teve uma demanda tão grande que, eventualmente, convites de usuários eram vendidos no eBay (site de vendas dos EUA) por até US $250.
E, apenas em 2007, o Google abriu as portas para que qualquer internauta pudesse criar uma conta na plataforma, retirando os “convites” antes usados. Atualmente, o Gmail disponibiliza diversos serviços aos usuários, como Google Docs, Drive e o Google + (rede social que parou suas operações em 2019).