Taxa Selic

0,75 pp é demais? Veja o que o mercado espera da Selic nas próximas reuniões do Copom

09 ago 2023, 17:09 - atualizado em 09 ago 2023, 17:09
Selic
Maioria dos analistas mercado esperavam que Copom começasse a flexibilização da Selic com corte de 0,25 p.p. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

74% dos analistas esperavam que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzisse a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) neste mês, mostra o questionário pré-Copom, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Banco Central. Outros 26% do mercado apostavam em uma redução de 0,50 p.p. — o que, de fato, aconteceu.

Para as reuniões de setembro e dezembro do colegiado, 88% e 91% dos analistas, respectivamente, esperam cortes de 0,50 p.p taxa básica de juros.

Quem perdeu forças foram as apostas de 0,25 p.p., sendo que só 11% do mercado projetam esse patamar para o mês que vem e, 2% em dezembro. Em relação a eventuais reduções de 0,75 p.p., apenas 1% e 7% esperam essas decisões nos próximos dois encontros do ano.

No fim de 2023, o mercado vê a Selic valendo 12 p.p. ao ano, conforme a mediana dos participantes do Sistema Expectativas de Mercado. Já para 2024, as expectativas são de 9,25 p.p no final do período.

Mercado discorda com última decisão para a Selic

Apenas 28% dos analistas consultados pelo questionário pré-Copom recomendavam que o Copom, do BC, começasse o ciclo de corte da Selic com uma redução de 0,50 p.p. da taxa.

A maioria do mercado, 62%, acreditavam que o corte ideal deveria ser de 0,25 ponto. Já uma parcela ainda mais conservadora, 10%, recomendava que a taxa ficasse estagnada em 13,75% ao ano por mais um mês.

Para os próximos encontros do colegiado, os analistas econômicos ainda não estão confiantes quanto a aceleração do ritmo dos cortes. Somente 1% diz que o BC deve fazer um movimento maior, de 0,75% para a Selic.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar