Olimpíadas

Olimpíadas 2024: ‘Fadinha do skate’, Rayssa Leal é patrocinada por 13 marcas; confira outros patrocinados

12 jul 2024, 15:09 - atualizado em 12 jul 2024, 15:09
olimpíadas atletas patrocinados
Surfe, skate e vôlei são as modalidades com o maior número de patrocinadores (Imagem: REUTERS/Sarah Meyssonnier)

A duas semanas para o início das Olimpíadas de Paris, o Ibope Repucom analisou os patrocínios de 30 atletas brasileiros. Filipe Toledo, Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha são os favoritos entre as marcas.

No geral, são 196 patrocínios de 132 marcas, entre os 30 atletas analisados, com os setores de “Moda e Vestuário”, “Financeiro”, “Equipamentos”, “Alimentação” e “Petróleo” sendo os principais.

O setor de moda e vestuário lidera com 27 patrocínios de 17 marcas em 22 dos 30 atletas. Depois, aparecem os setores financeiros, contando com 18 patrocínios de 10 marcas diferentes a 14 atletas, e o de equipamentos esportivos, com 18 patrocínios a 10 atletas.

Ao analisar as modalidades, o surfe lidera com o maior volume, somando 34 acordos entre os três atletas analisados. Skate, vôlei, ginástica artística e natação complementam as principais modalidades patrocinadas, com 30, 24, 22 e 19 contratos, respectivamente.

Confira os principais atletas brasileiros das Olimpíadas patrocinados por marcas

  • Filipe Toleto (Surfe) – 16 patrocínios

O atleta com mais patrocínios, Filipe Toledo, de 29 anos, é atual bicampeão do circuito mundial de surfe. Entre as marcas patrocinadoras, estão nomes como Banco do Brasil, Oakley, Corona, JBL e Hurley.

  • Rayssa Leal (Skate) – 13 patrocínios

Conhecida como “Fadinha” do skate, Rayssa Leal conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2020. Aos 16 anos, ela tem como alguns de seus patrocinadores a Louis Vuitton, Samsung, Banco do Brasil, Nike e Vivo.

  • Ana Marcela Cunha (Natação) – 13 patrocínios

Ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 e no Campeonato Mundial de Natação em 2022 e 2023, Ana Marcela tem como patrocinadores a Petrobras, Vivo, XP Investimentos, Medley e a JBL.

  • Gabriel Medina (Surfe) – 12 patrocínios

Medina, que tornou-se tricampeão mundial de surfe em 2021, é patrocinado por marcas como Vivo, Oakley, Corona, JBL e a fabricante de energéticos Monster.

  • Rebeca Andrade (Ginástica) – 12 patrocínios

Um dos principais nomes da Ginástica Artística brasileira, Rebeca Andrade tornou-se a primeira ginasta brasileira a ganhar ouro olímpico nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Volvo, Panasonic, Adidas, Medley e Nivea são algumas das marcas patrocinadoras.

  • Duda Lisboa (Vôlei de praia) – 12 patrocínios

Ao lado de Ana Patrícia Ramos, Duda Lisboa alcançou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de 2022. Alguns de seus patrocinadores são o Banco do Brasil, a Petrobras, Oakley, Adcos e a empresa RedBull.

  • Beatriz Haddad (Tênis) – 11 patrocínios

Beatriz Haddad, vencedora do Grand Slam em Wimbledom em 2017, possui o banco Itaú, a Chevrolet, a Asics e a Engie como alguns de seus patrocinadores.

  • Augusto Akio (Skate) – 10 patrocínios

Akio alcançou a medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2023 e tem como alguns de seus patrocinadores a Petrobras e o Banco do Brasil.

  • Isaquias Queiroz (Canoagem) – 8 patrocínios

Campeão da medalha de ouro em diversos campeonatos, entre eles o Campeonato Mundial de Canoagem C1 1000m de 2019, Queiroz é patrocinado por nomes como Adidas, Oakley e Parmalat.

  • Laura Pigossi (Tênis) – 7 patrocínios

Bronze nos Jogos Olímpicos de 2020 e ouro nos Pan-Americanos de 2023, a tenista Laura Pigossi tem nomes como Engie e Asics entre seus patrocinadores.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin